Não basta viajar, é preciso aproveitar. Se não é possível sair da cidade, o jeito é desfrutar o que São Paulo tem de melhor a oferecer: as atrações, inúmeras delas. Os parques, os passeios, as lojas de rua, os restaurantes, os cinemas (cedo). A lista é extensa.

Assim, vou fazer uma série de posts tentando sugerir alguns bons passeios para se fazer quando não é possível sair da cidade. Como de costume, as crianças – um bebê e um moleque de quase 4 anos – estão sempre junto com a gente.

Inauguro aqui falando sobre a boa e velha Mooca. Mais do que um bairro, é como o Vaticano para Roma. A Mooca é quase um país dentro de São Paulo, com time, cultura, vida e hino próprios. Tenho laços muito fortes com a Mooca e não canso de me encantar com tudo o que o bairro oferece. É uma delícia passar o dia por lá.

Não vou cair no comum, a tal visita ao museu do imigrante. O roteiro que fez muito sucesso com nossos amigos foi gastronômico. Sim, pegamos eles pelo estômago. Mas foi um delicioso golpe! Muito bem dado lá na Rua Juventus.

Começamos com um encontro no Empório Santa Gertrudes http://emporiosantagertrudes.com.br/empo/ onde tomamos uma deliciosa cerveja gelada enquanto comprávamos quitutes e jogávamos conversa fora com o meu tio, o Carlinhos. Nossos amigos simplesmente não queriam ir embora.

Atravessando a rua, fomos a uma das cantinas mais saborosas que já visitei. Ela fica na esquina e – claro – não me recordo o nome. As massas são caseiras, os molhos no ponto e o chopp, delicioso.

A sobremesa e o café foram degustados numa mesinha da padaria Nova Veredas http://www.novaveredas.com.br/ , ainda na Rua Juventus. Lá a tentação é muito forte, e não conseguimos sair de lá sem levar algumas tortas para congelar em casa e comer durante a semana. Simplesmente irresistível.

O passeio terminou por aí, mas ainda assim haviam mais outras tantas opções na Rua Juventus para continuar a degustação dos sabores da Mooca: Trilha da Costela, Empório 167 (http://www.emporio167pizzabar.com.br/ ), Cave Gastronomia e Bar (http://www.cavebar.com.br/cave_shows.html ), além de outros tantos endereços tradicionais como padaria Monte Líbano, Esfiharia Juventus, doceira Di Cunto (http://www.dicunto.com.br/newsite/ ), pizzaria O Glutão e pizzaria São Pedro São Paulo (http://www.pizzariasaopedro.com.br/onde-estamos.html ).

Só nos resta marcar uma nova data para o que chamamos de Mooca’s Day, e guardar um bom espaço para tanta coisa boa.

Ah, nossos amigos foram ao delírio com o sotaque típico de lá, enquanto puxávamos um papo delicioso com maitres e balconistas. Ciao belo!

Anúncios