Localizado em Auckland, na região conhecida como North Shore (ao norte da cidade, distante cerca de 30km do centro), está o parque e a praia Long Bay (também uma reserva marinha).

Localizado no bairro de mesmo nome, há ônibus, estacionamento para carros e trailers, ciclovia e acesso a pedestres (só não há rampas para barcos nem marina).

A praia tem cerca de 1 quilômetro e em ambos extremos possui dois riachos. De um lado há um centro de recreação e educação marinha nomeado em homenagem ao velejador Sir Peter Blake – Marine Education and Recreation Centre (em inglês). No outro extremo há a casa de fazenda construída em 1863 Vaughan Homestead. Ambos valem uma (rápida) visita. Ah, e antes que me esqueça: pode nadar ou brincar nestes riachos, são limpinhos.

Mas o melhor do Long Bay Park é poder aproveitar tanto a praia (sobretudo nos dias quentes de verão, ou nos dias ensolarados), quanto parque com suas trilhas, churrasqueiras, parquinho, pássaros nativos e beleza natural.

Minha sugestão é reservar uma manhã inteira para visitar. Comece pelas trilhas que levam pelo meio da vegetação nativa (incluindo algumas árvores kauri, protegidas por aqui). Estas trilhas seguem até a Granny’s Bay e possuem vistas estonteantes. Se der sorte, poderá encontrar várias aves nativas como o Pukeko.

Ao final da trilha, se a mará estiver baixa e permitir, retorne ao parque caminhando pela praia. É espetacular. A vida marinha aqui é tão rica que é possível avistar aves se alimentando dos cardumes de peixes, assim como mamíferos marinhos como baleias e golfinhos. As conchinhas também são um caso à parte de observar. Uma mais linda que a outra!

4-LongBayBeachAndPark

Durante os finais de semana, o programa preferido por aqui são os piqueniques e churrascos (a ‘farofa’ rola solta por aqui e há vários quiosques e churrasqueiras disponíveis para usar – você pode alugar ou usar caso ninguém tenha alugado). É uma delícia ver a ocupação do parque e encontrar os amigos.

Na área infantil há muitos atrativos, além de um gramado enorme e uma irresistível tirolesa.

Como em todo local público, há sempre banheiros disponíveis e centros de informação e orientação aos visitantes.

Para saber mais, acesse o site oficial do Long Bay Park (em inglês) onde estão horários, as regras para uso do parque, bem como as trilhas disponíveis. Dá para baixar o mapa do parque.

PS: Aqui na Nova Zelândia todos os parques regionais são “rubbish free” (tradução literal “livres de lixo”). Isso significa que você não encontrará latas ou conteiners de lixo e terá que levar para a sua casa todo o lixo que produzir.

Anúncios