Hoje vamos estrear uma nova seção no Blog. Quem me acompanha de outros tempos sabe que eu amo culinária e gastronomia, e sempre posto algumas dicas, avaliações e comentários (no Foursquare e no Foodspotting) sobre comidas, cafés e restaurantes no Brasil, na Nova Zelândia e no mundo todo. Acho que a forte influência de ter trabalhado no Guia Quatro Rodas e ter aberto uma cafeteria, passando por diversos treinamentos de barista e alimentação fora do lar, também me ajudaram a dar vazão a esta paixão. Afinal, quem não adora uma boa comidinha?

A primeira escolha foi a minha preferida: as delícias de Páscoa. Claro que vou falar de chocolates, mas começo falando deste pãozinho maravilhoso e simples, que dá sabor à Páscoa na Nova Zelândia.

Hot Cross Bun – o Pãozinho de Páscoa

Os Hot Cross Bun, pãezinhos doces de especiarias com frutas secas (geralmente uvas-passas) e uma cobertura em formato de cruz, são tradicionalmente vendidos no período que antecede a Páscoa para serem comidos na Sexta-feira Santa (mas claro que a gente começa a comer assim que eles começam a ser vendidos).

Segundo alguns sites pesquisados (este site, este blog e este outro aqui) a cobertura em formato de “X” simboliza a cruz onde Jesus foi pregado e as especiarias que foram usadas para embalsamar o seu corpo no seu enterro. O simbólico paõzinho chegou a ser banido de alguns países durante a reforma Protestante e – para ter boa sorte – acredita-se que o mesmo deva ser produzido e consumido na Sexta-Feira Santa.

Desde o começo de fevereiro os pãezinhos já podem ser encontrados em supermercados e padarias pelas cidades, e há versões sem as frutas também.

Eles são bem macios e suavemente doces, e os kiwis adoram saboreá-los cortados ao meio e com um pouco de manteiga ou geléia.

Se quiser fugir da versão dos supermercados, ano passado o site Stuff publicou uma lista com os melhores Hot Cross Buns de 2017, veja aqui.

Caso prefira preparar os seus, a Chelsea Sugar (fabricante tradicional regional de açúcar) tem uma receitinha boa também aqui neste link.

Espero que tenha deixados a todos com água na boca.

E na sua família, região ou cidade, quais são as delícias e tradições de Páscoa?

Veja também: Guia Completo sobre a Nova Zelândia

Anúncios