Esta é a semana de preparativos para a comemoração da Páscoa. De origem judiaca, o pessah, e católica, Páscoa, o feriado é importante para muitos países, inclusive a Nova Zelândia. Não vou entrar em questões e contextos históricos e bíblicos, até porque não sou religiosa e não entendo muito além disso. Pra mim significa almoço de família, receitas tradicionais e muito chocolate – além da divertida caça aos ovos no jardim.

Mais de um terço dos kiwis se declaram como não tendo uma religião, e os demais podem vairar desde católicos, protestantes, cristãos, hindus, siks e outras religiões.

Por este motivo, fui atrás de alguns sites e blogs locais para desvendar como os neozelandeses comemoram a Páscoa e compartilho aqui neste post.

Como é o Feriado

No Brasil, a Páscoa é composta pela sexta-feira santa (dia em que muitos fazem jejum de carne vermelha), o sábado de aleluia e o domingo de Páscoa (dia de ganhar os ovos de chocolate). Aqui é tudo igual, as temos o Bônus de ter a segunda-feira de Páscoa, como acontece em alguns países europeus (minha mãe costumava dizer que a nonna falava que era a “Pascuela”). Portanto são 4 dias de feriado, de sexta a segunda (e a data costuma ter ótimas temperaturas).

Os preparativos para a Páscoa

Algumas pessoas mais empolgadas gostam de enfeitar a casa. Outros, compram decoração temática para deixar a casa enfeitada e receber amigos e familiares. Muitos compram ovos durante os dias que antecedem a Páscoa.

Ovos de Páscoa de Chocolate

Cerca de 1 mês antes da Páscoa, os mercados já começam a vender os ovos de Páscoa. Não são sessões gigantescas como acontecem nos mercados do Brasil, mas costumam ter boas variedades.

As marcas mais presentes são Cadbury, Lindit e Whittakers, além da Ferrero, claro.

Aqui, também, não existem muitos ovos grandes, a maioria é bem pequenina e as pessoas compram grandes quantidades (explico mais adiante o motivo). Ovos de galinha, coelhinhos e até kiwis são comuns.

Vejam estas fotos que fiz em um supermercado local (o bacana é que dá para ter uma ideia de preços):

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Sexta-feira

Ninguém menciona que se faça jejum nesta data, nem deixa claro quais são os pratos preferidos para a ocasião, mas definitivamente o bacalhau só é encontrado com muito esforço e não tem nada a ver com as tradições locais.

O que se come na sexta-feira é o famoso Hot Cross Bun (o pãozinho de páscoa feito com especiarias). Eu conto tudo sobre ele neste post aqui. Mas o certo é saborear estes paezinhos na sexta-feira santa com uma deliciosa manteiga ou geleia junto com a “cuppa” (cuppa = cup of tea or coffee, uma xícara de café ou chá).

Sábado de Aleluia

Não só no sábado, mas durante todo o feriado, há diversas festas e eventos públicos de caça aos ovos de Páscoa. Alguns gratuitos e outros pagos. Vale a pena checar o calendário de cada cidade para saber o que está planejado. Aqui está o link para o calendário de atividades de Páscoa para as crianças em Auckland este ano (2018).

Muitos saem para pescar, fazer churrasco nos parques ou viajam durante este feriadão (os campings ficam lotados desde muito tempo antes do feriado).

Domingo

Dia oficial da caça aos ovos de páscoa nos jardins da casa ou em parques. As crianças ficam esperando com suas cestinhas em mãos e quando é dado o sinal positivo, todas saem correndo para procurar e coletar seus ovinhos (por isso são pequeninos e eles compram vários, de diversos tipos, marcas e recheios). Uma delícia.

Segunda-feira de Páscoa

E quando a gente pensa que a alegria acabou, tem ainda mais um dia de descanso para curtir com os amigos e a família.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim como eu, você deve ter estranhado o quanto as tradições são simples e singelas, nada muito complexo nem muito religioso, como no Brasil e diversos outros países. Obviamente eu posso ter deixado passar alguma tradição por aí, mas prometo que se descobrir, volto aqui e atualizo o post.

Caso tenha vivenciado ou saiba de alguma tradição kiwi de Páscoa que não mencionei aqui ou que seja diferente, posta aqui nos comentários.

Veja também: Guia Completo sobre a Nova Zelândia

Anúncios