Confesso que antes de me mudar para a Nova Zelândia nunca havia ouvido falar de feijoas. Conhecia muito mais frutas do que a grande maioria de meus amigos e conhecidos, sei identificar diversas árvores e plantas, mas feijoa nunca fez parte da minha vida.

Aqui na Nova Zelândia é que fui experimentar (e me apaixonar) por esta deliciosa e curiosa frutinha. Nasce em árvore, e segundo os kiwis me disseram, trata-se de uma fruta brasileira.

O QUE SÃO AS FEIJOAS?

Seu fruto se parece com uma goiaba (eu acho bem parecido com a gabiroba, que poucos conhecem), e o gosto é bem diferente. Eu acho que parece uma goiaba misturada com carambola. É difícil descrever.

ONDE E QUANDO EU ENCONTRO AS FEIJOAS?

De março até maio é tempo de feijoa e você encontra a venda nas frutarias e mercados locais. Há alguns tipos diferentes, também, de polpa mais firme, azeda ou doce, dependendo do tipo. Já tive a oportunidade de provar ao mesmo tempo diferentes tipos e comprovar.

Muitas casas têm uma árvore de feijoa e alguns kiwis colhem os frutos e compartilham com vizinhos e colegas de trabalho. Eu acho isso super fofo – e me delicio!

DICAS

A primeira dica é para escolher as mais maciazinhas se você prefere mais doce, ou as mais firmes se prefere as mais azedinhas.

Para comer, lave bem as frutas, corte ao meio e retire a polpa cuidadosamente com uma colherinha. Veja na foto abaixo:

Feijoa a fruta Brasileira da Nova Zelândia

Existem chutneys, compotas, sorvetes e até vinhos de feijoa (este eu encontrei para vender em Puhoi, norte de Auckland). Muito deliciosos e podem ser uma ótima opção para experiemntar a fruta fora de época ou ainda levar de souvenir para o Brasil (e, claro, procurar por lá esta frutinha).

E você, já conhecia esta fruta antes?

Veja aqui receita da Caipirinha de Feijoa, deliciosa!

Acompanhe tudo sobre a Nova Zelândia aqui no Blog ou no meu Instagram @gabinanz.