Dia 1 de Junho começou oficialmente o inverno na Nova Zelândia. Além das temperaturas baixas, chove muito. Para nossa tristeza, o inverno é frio e úmido.

Em Auckland os termômetros marcam temperaturas entre 5 e 18 graus celsius (com algumas noites bem frias onde chegam a -1 ou -2 graus, geada no jardim e gelo nos carros). As ruas e estradas também podem ficar escorregadias.

Quem estiver nas montanhas ou na Ilha Sul pode esperar dias de muita neve e frio com temperaturas negativas e bem baixas.

Boneco de Neve na Nova Zelândia

Para quem mora por aqui, é hora de desempacotar todas as roupas de inverno e guardar as de verão para abrir espaço nos armários. A dica é acomodar em malas (que podem ser guardadas em armários ou na garagem), e colocar as roupas de lã e cachecóis para um ciclo na máquina somente com o amaciante para tirar o cheiro de armário e o pó acumulado.

Agasalhe-se, mantenha a casa aquecida (mas não deixe de abrir uma frestinha das janelas pela manhã para ventilar e evitar a formação de mofo) e ligar os aquecedores ou a lareira durante a noite.

Ao contrário do que acontece na Europa, no Canadá e nos EUA, aqui a gente passa muito frio. As casas, em sua maioria, não são preparadas para este frio (que chega a temperaturas negativas durante as madrugadas), mas hotéis e hostels são mais bem preparados e aquecidos.

Mesmo assim, dá-lhe aquecedor, meia, cobertor, chá, sopa, casaco e o que mais aquecer. As janelas e portas não são isolantes, portanto todo aquecimento se vai ao longo do tempo.

Preparando as Malas no Inverno da Nova Zelândia

Se vier para cá entre abril e novembro, prepare-se para o frio colocando na mala roupas quentinhas e considerem comprar algumas peças essenciais caso vá para lugares com neve (como Ohakune, perto de Mount Ruapehu).

Além disso, esteja preparado para dias e mais dias de muita chuva (em outubro e novembro, por exemplo, chega a chover por semanas seguidas). Ao menos o sol aparece de vez em quando e nos proporciona lindos arco-íris 🌈

Arco-íris no Inverno da Nova Zelândia

Galochas não são botas de pessoas chatas, pelo contrário, como há muito verde e natureza, é muito comum as pessoas usarem estas “famosas” botas (em modelos bem fashion) juntamente com capas de chuvas (por causa do vento, os guarda-chuvas acabam não sendo muito utilizados, ainda que por aqui seja possível encontrar alguns modelos mais resistentes e modernos).

A temporada de esqui e snowboard já começou e em diversos pontos do país é possível esquiar e curtir o clima das montanhas.

Perto de Auckland um dos pontos mais disputados é o Monte Ruapehu, próximo a Ohakune, e fica a cerca de 4 horas distante. Se bater a preguiça de encarar a estrada, há uma pista artificial em Auckland, em North Shore, chamada Snow Planet e dá para se divertir.

Já na Ilha Sul há diversos outros pontos de esqui e snow board. Mas estes são temas para futuros posts por aqui.

Leia Mais sobre o Inverno na Nova Zelândia no meu post para o Brasileiras pelo Mundo

Veja também: Guia Completo sobre a Nova Zelândia