“A realização de um sonho e a trilha mais desafiadora que já fiz”

@gabinanz

Em 2015 assistimos a um programa do Globo Repórter na TV Globo sobre a Nova Zelândia, que mostrava justamente a travessia do Tongariro Alpine Crossing.

O programa impressionava: paisagens deslumbrantes, trilha desafiadora, lagoas da cor de esmeralda e vulcão, e tivemos a certeza de que um dia faríamos a travessia, seria somente uma questão de tempo e preparo.

Depois de muitos anos, um grupo de amigos topou o desafio e resolvemos, juntos, treinar para enfrentar o terreno complicado e os mais de 19,4 km de travessia, chegando a 1800 metros de altitude.

Criamos o hábito de caminhar pelas praias e reservas locais. Sempre que podíamos, marcamos trilhas mais longas, como a de Long Bay – Okura, a de Still Water – Okura, e a minha favorita: de Browns Bay até Milford, em North Shore.

Confiantes, e com o feriado de Páscoa fechando o verão (melhor período para fazer a travessia), mas já sem temperaturas muito quentes, marcamos a viagem.

Nos hospedamos em Ohakune, pois além de muito charmosa, a cidade tem fácil acesso ao Parque Nacional Tongariro e também às montanhas.

Assim, no dia 3 de abril de 2021, finalmente realizei este sonho de completar o Tongariro Alpine Crossing, uma das trilhas mais desafiadoras que ja fiz.

Foram 19,4 km, 35,854 passos, 9 horas ao todo (incluindo paradas), 1800 metros de altitude, 215 andares de subida, 323 andares de descida, vistas espetaculares, muito esforço, preparo e superação.

Na galeria de fotos deste post estão os melhores momentos. Se você gostar, postarei aqui mais detalhes sobre cada um dos trechos bem como a preparação.

Espero voltar um dia com as crianças (que já são adolescentes), porque quero que elas vejam tudo isso com os próprios olhos. É incrível.

As companhias tambem foram ótimas e fundamentais para o nosso sucesso enquanto grupo, cada um me ensinando um pouquinho. E conseguimos. Nao poderia ter tido uma Páscoa melhor.

Abaixo, alguns links úteis (em inglês):