Quem viaja até a Nova Zelândia costuma ter algumas coisas em mente: visitar locações dos filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit, fazer muitas trilhas, saltar de bungee jump e percorrer as glaciares da Ilha Sul.

O que a grande maioria não imagina é que Auckland – a maior e mais populosa cidade do país com seu 1,8 milhão de habitantes, e ponto de chegada da maioria dos voos antes de pegar as conexões para outras regiões do país – esconde joias raras na sua encosta.

As praias de Auckland são diferentes do que a gente encontra no Brasil e – infelizmente – não costuma ter quiosques nem restaurantes e bares à beira-mar, mas tem “farofa”, sim (eba!). Geralmente são muito lindas, de areia fofa e bem tranquilas (nada de “muvuca”, mesmo no auge do verão).

Auckland tem litoral a leste e a oeste (respectivamente Oceano Pacífico e Mar da Tasmânia), e é separada ao meio pela própria entrada de mar da baía, dividindo o centro e sul da região norte (North Shore). Dá para viajar de um lado a outro em cerca de 1 hora de carro.

À leste a costa é protegida pela baía e tem vista para as ilhas (incluindo a Rangitoto, que abriga um belíssimo vulcão). À oeste estão as praias mais selvagens, com mar agitado e ondas fortes.

Fiz uma seleção com as praias que considero as 10 praias imperdíveis de Auckland, não estão em ordem de preferência, mas começando pela mais distante do centro.

1. Waiwera

Waiwera Beach, Auckland, New Zealand

Pequena e selvagem, a praia de Waiwera fica bem ao norte, cerca de 43km distante do centro, e tem natureza exuberante com um rio maravilhoso desaguando no mar. O local abrigava também uma famosa estância de água termal (meio decadente, mas que até a publicação deste post, havia suspendido a tão aguardada reforma). Por hora, pule a estância e fique com a praia de areia fofa e clara.

2. Orewa

Orewa Beach, Auckland, New Zealand
Orewa Beach, Auckland, New Zealand – Foto: Gabriela Nunes, Memórias de Uma Viajante

Ainda bem ao norte, é possível encontrar a agitada Orewa, com muitas lojinhas, restaurantes e cafés em sua orla, um calçadão enorme e ondas ótimas para aprender a surfar (bem fraquinhas, mas longas). A escola de surf O’Neil fica nesta praia, que também tem um Top 10 Holiday Park – camping – à beira-mar).

3. Shakespear Park

Shakespear Regional Park, Whangaparaoa, Auckland, New Zealand
Shakespear Regional Park, Whangaparaoa, Auckland, New Zealand – Foto: Gabriela Nunes, Memórias de Uma Viajante

Na ponta extrema da península de Whangaparaoa (pronuncia-se ‘fangaparaoa’) fica o parque Shakespear Park com muitas trilhas, vaquinhas, ovelhas, pássaros kiwi, pukekos, vistas estonteantes e “instagramáveis”, área de camping e uma praia excelente para prática de windy e kitesurf. Aqui o vento é forte e você pode admirar as manobras dos esportistas enquanto olha o skyline  do centro da cidade ao fundo.

4. LongBay Beach

Long Bay Park and Beach, North Shore, Auckland, New Zealand
Long Bay Park and Beach, Auckland, New Zealand – Foto: Gabriela Nunes, Memórias de Uma Viajante

Outro parque com algumas trilhas, rio, praia maravilhosa, pedras, falésias, reserva ecológica, floresta com árvores kauri (típicas da Nova Zelândia), pássaros, área de lazer com playground, mesinhas de piquenique e churrasqueiras (a ‘farofa’ rola solta por aqui aos domingos e durante o verão). O parque-praia é excelente para famílias e grupos. Como fica numa reserva marinha, com sorte, você pode avistar orcas e golfinhos caçando os cardumes nesta região. Inesquecível!

5. Waiake

Torbay, Auckland, New Zealand
Auckland, New Zealand – Foto: Gabriela Nunes, Memórias de Uma Viajante

Uma joia rara, pequenina, com a ilhota de Thor (que dá nome ao bairro, Torbay) e mais um riacho (Deep Creek). É ótima para nadar, pescar, mergulhar e sair de barco. Há uma escola de vela aqui e um café-sorveteria à beira-mar (uma raridade por aqui). Quem acompanha o meu instagram (@gabinanz) sabe que eu quase sempre posto fotos desta minha paixão.

6. Kennnedy Park

Kennedy Park, Castor Bay Beach, Auckland, New Zealand
Escadaria para o Céu? Kennedy Park, Castor Bay Beach, Auckland, New Zealand – Foto: Gabriela Nunes

Uma das mais belas vistas de Auckland, a entrada desta praia fica no alto de uma falésia e tem construções da 2ª Guerra Mundial. Porém as escadas que dão acesso à praia (e ficam na encosta das falésias) estão atualmente destruídas. Mas suas piscinas naturais com o Rangitoto ao fundo valem a visita.

7. Takapuna

Wind Surf - Takapuna, Auckland, New Zealand
Takapuna, Auckland, New Zealand – Foto: Gabriela Nunes – Memórias de Uma Viajante

Esta é a praia mais descolada de Auckland. Fica num bairro badalado, cheio de lojinhas, restaurantes, cafés e bares. A praia é linda, costuma ser bem calma e é excelente para sair de barco, fazer SUP, velejar e até treinar windysurf. Venha de dia e a noite, para ver e ser visto.

8. Muriwaii

Muriwaii Beach e a colônia de Gunnets - Auckland, New Zealand
Muriwaii Beach e a colônia de Gunnets – Auckland, New Zealand – Foto: Gabriela Nunes, Memórias de uma Viajante

Começando agora uma seleção das belezas do lato oeste, do Mar da Tasmânia, ao norte, a praia de Muriwaii é um cenário incrível. Esta é uma praia maravilhosa, com ondas bravas, muitas pedras, trilhas e um santuário para ver os “gannets”, tipo de pássaro que habita a região. Recomendo passar o dia (sempre leve água, protetor solar, um saquinho de lixo e comidinhas).

9. Piha

Surf em Piha, Auckland, New Zealand
Piha, Auckland, New Zealand – Foto: Gabriela Nunes – Memórias de Uma Viajante

Esta praia só para quem é muito fera em surf, já que ela tem ondas bravíssimas (acredite: a praia é realmente perigosa, existe até um reality show mostrando os resgates de surfistas, pescadores e turistas que se afogam por lá). Ao meio fica a pedra do leão (você pode subir ao topo usando uma escadinha) e um riozinho, e por todo lado muita beleza natural, além de alguma badalação.

10. Karekare

Karekare Beach, Auckland, New Zealand
Karekare Beach, Auckland, New Zealand – Foto: Gabriela Nunes, Memórias de Uma Viajante

A praia de difícil acesso (por meio de trilhas) e com areia escura, fica pertinho de Piha, portanto você pode aproveitar o mesmo dia e visitar ambas as praias. Ela poderia ser cenário de filme de ficção científica, ou até uma praia de algum planeta extraterreno. Mas fica em Auckland e é maravilhosa. Tem uma duna gigante do lado esquerdo (de onde dá para descer de trenó ou “esquibunda”), rio que deságua no mar, trilha no meio do pântano, escultura maori, vegetação nativa, cachoeira e, novamente, o mar bravo característico deste lado da ilha.

Quem visita, não se arrepende. A maioria costuma comentar que não conhecia este lado praiano de Auckland e jamais imaginaria que a maior cidade do país é muito mais do que uma conexão, já que esconde estas praias imperdíveis. E brasileiro adora uma praia.

Saiba Tudo sobre a Nova Zelândia >>

Anúncios